segunda-feira, 25 de novembro de 2013

As três principais usinas termoelétricas do Brasil

                                                                    Usina açucareira da serra
Usina Açucareira da Serra S.A., mais conhecida como Usina da Serra, localiza-se entre São Carlos (SP) e Ibaté (SP); com a sede da usina em Ibaté.
Produz álcool e açúcar e com o sub-produto de sua operação (bagaço da cana) gera 2400 kW de energia elétrica.

Usina termelétrica Campina Grande 
Usina Termelétrica Campina Grande ou UTE Campina Grande funciona como uma reserva energética que entra em operação apenas em caso de falha do sistema elétrico da CHESF. A usina é propriedade da Borborema Energética S.A., empresa pertencente ao Grupo Bertin. Localiza-se no município de Campina Grande, no estado da Paraíba.

Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda 
Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda localiza-se no município de Capivari de Baixo, no estado de Santa Catarina, é considerado o maior complexo termoelétrico a carvão da América do Sul. O Complexo pode ser visto às margens da rodovia BR-101. Baseada na tecnologia alemã e checa, o complexo termoelétrico também contribui para outros ramos da atividade industrial, como o desenvolvimento da região carbonífera do estado de Santa Catarina e o incremento da Ferrovia Teresa Cristina.
O complexo é formado por três usinas térmicas, a carvão, com potência total de 853 MW.




Katia Abad 

Um comentário:

  1. Mesmo com esses benefícios, os investimentos em pesquisas por fontes alternativas de energia resultaram em um processo de geração de energia elétrica no qual a Usina, além de se tornar auto-suficiente, vende do excedente. muito bom parabéns :)

    ResponderExcluir